terça-feira, 27 de março de 2012

Limpar....o destino das donas de casa!

Bom dia a todos,

esta semana estou um pouquinho atrasada nos posts!!! Não é por falta de ideias e trabalhos, mas nem sempre é possível.
Este fim de semana foi tempo para pensar nas limpezas que pretendo fazer e deitar mãos ao trabalho. Pensei é que poderia poupar em detergentes e fazer uma pesquisa sobre produtos caseiros. Dito e feito!!!
Eu e a minha pequena ajudante (PA) fizemos: sabão, amaciador de roupa e um multiusos fantástico (aliás é o que neste momento me enche mais de orgulho!!). 


Branquear roupa: 
Na sexta-feira fomos à drogaria que passará, com certeza, a ser o nosso centro de compras e trouxemos o que precisávamos para as nossas aventuras. Em conversa com a dona da loja fiquei a saber que um dos produtos que trouxe (perborato de sódio) é um excelente branqueador de roupa, muito procurado pelas pessoas mais velhas. Decidi comprovar em atoalhados que tinham amarelecido apesar de utilizar lixívia e................não é que deu certo!!! Ficaram como novos!  
O segredo é simples: na lavagem normal da roupa acrescenta-se uma colher de sopa de perborato de sódio (vem em pó) e no final...roupinha branca. Experimentei, também, num casaco da PA que tinha tingido numa lavagem anterior e o facto é que ficou bem!!! Fiquei fã!
Para um efeito maior poderão aumentar a quantidade de perborato a utilizar nas vossas lavagens. Experimentem!

Multiusos:
Agora vamos ao multiusos. A "receita" é simples económica e produz resultados comprovadíssimos.
Utilizei:
- 3 L de água;
- 1 L de vinagre branco;
- 40 mL de detergente da louça;
- podem colocar, se quiserem um óleo essencial para aromatizar, no entanto, considero que devido ao volume de vinagre será dispensável uma vez que o cheiro do vinagre se sobrepõe (não valerá a pena gastar dinheiro, foi o ingrediente mais caro!).
Utilizei para tudo, desde chão até janelas (caixilhos e vidros). Gostei mais do resultado nos vidros, foi um ESPETÁCULO!!!! Passei um pano de microfibras embebido na solução milagrosa e depois passei com outro pano seco (também de microfibra). Passei a tarde a olhar para os vidros rsrsrs!
Eu optei por fazer uma solução com 4 litros porque tenho muuuuiiito que limpar mas poderão, facilmente, reduzir as quantidades e adaptar às vossas necessidades. Foi uma grande ajuda na limpeza, rápido, super eficaz e super barato (como eu gosto!!!). O que mais incomoda é o cheiro, mas passa com um simples arejamento e se forem como eu que tenho tudo aberto quando limpo, passará depressa!
A receita do sabão caseiro e do amaciador de roupa é fácil, mas só vou publicar depois da pequena ajudante acabar de pintar os rótulos!!!!

Projetos futuros:
- detergente para a roupa líquido (para utilizar na máquina de lavar);
- sabão líquido para mãos.

À medida que for fazendo e sobretudo experimentando, deixarei as minhas críticas, receitas e sugestões!

BOAS LIMPEZAS!!!




2 comentários:

  1. Adorei Este cantinho.E a receita do multiusos já aqui ficou.Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Tenho andado numa onda de organização aqui por casa e a limpeza dos espaços organizados/a organizar é essencial, não é?! Tenho coleccionado receitas destes há algum tempo no pinterest. Está, sem dúvida, na hora de as experimentar e acho que vou começar por esta mesmo! ;) A outra receita que vi há pouco (amaciador) também já está na lista, até porque o último espaço que organizámos foi a lavandaria e estou cheia de vontade de fazer uns frascos bonitos para os produtos caseiros e começar já a usá-los! ;)
    Obrigada pela partilha! :)

    Beijos de boa semana,
    Sofia
    http://ideiasdetrazerporcasa.blogspot.com

    ResponderEliminar

Os comentários alimentam a nossa imaginação. Toca a comentar, pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...